Discussion about this post

User's avatar
Filipe Nzongo's avatar

Al Lucca, as comunidades só não funcionam quando há muitas pessoas que se acham estrelinhas (Rock Stars).

Eu acredito que sou me tornei um designer melhor quando comecei a participar de comunidades de design dentro e fora do Brasil.

Eu fui o fundador do UX Café que em pouco tempo havia se tornado o Meetup mais concorrido de São Paulo. Na época, nosso foco era qualidade e menos em quantidade. A gente só convidava pessoas que tinham experiencia prática em Design para evitar os palestrinhas.

Mais tarde eu projetei as interface de um conceito daquilo que seria o futuro do UX Café trazendo exatamente algumas ideias que você mencionou nesse seu projeto. Se quiser trocar ideia sobre avisa-me, podemos colaborar juntos nisso.

Expand full comment
Willian Matiola's avatar

Eu gosto da ideia de comunidades e venho criando diferentes tipos desde a época do Choco La, e o maior aprendizado é exatamente o seu primeiro tópico: comunidade pequena é melhor. Quando muita gente entra, perde relevância, foco e a coisa desanda.

Alguns meses atrás eu abri uma comunidade de craft para no máximo 15 pessoas cobrando uma mensalidade e lotou em poucas horas. Infelizmente desfiz na mesma velocidade que criei por conta de problemas pessoais. Mas percebi que tem MUITA gente querendo fazer parte de algo quando a pessoa por trás tem alguma relevância e oferece benefícios como esses que você propôs.

Particularmente, eu pagaria para fazer parte de uma comunidade se parte desse investimento tivesse um retorno claro em formato de conteúdos exclusivos ou conversas com pessoas super interessantes que é difícil de encontrar na internet.

E acredito também que entraria somente em alguma onde as pessoas já tivessem bastante experiência. Então a ideia de grupos dentro de grupos pode ser uma saída interessante para segmentar um pouco as discussões. Meio que uma estrutura de ordem iniciática...

Também estou disponível pra trocar uma ideia por call ou no wpp!

Grande abraço.

Expand full comment
1 more comment...

No posts